Gottfried Ernest Richard Kränzlin - O primeiro seguidor de Tswett
Sidney Pacheco


Gottfried Ernest Richard Kränzlin nasceu em Berlin na Alemanha em 1882. Formou-se em botânica e em 1908 defendeu sua tese de doutorado que incluia a pesquisa de pigmentos de plantas. Em 1907, Tswett participou de um encontro em Berlin da Sociedade Alemã de Botânica onde demonstrou a técnica cromatográfica por ele recém inventada. Kränzlin estava presente e imediatamente adotou a técnica e a terminologia em seus estudos.
Além de reproduzir com sucesso a técnica cromatográfica de Tswett, pode-se dizer que Kränzlin a melhorou em dois aspectos: na extração dos pigmentos das plantas ele adicionou uma nova etapa utilizando outro solvente (partição líquido-líquido), o que lhe garantiu resultados quantitativos melhores. O segundo aspecto foi que Kränzlin adicionou um novo solvente de eluição na coluna cromatográfica após a eluição e separação das bandas. Esta possibilidade havia sido mencionada por Tswett, mas pode-se dizer que Kränzlin foi o primeiro a fazer uso da cromatografia bidimensional.
Por dar início nas suas pesquisas com cromatografia algumas semanas após as publicações de Tswett (1906-1907), é certo afirmar que Kränzlin foi o primeiro pesquisador a utilizar a cromatografia após o seu inventor.
Kränzlin publicou seus resultados em um journal de botânica (1908), no entanto, o jornal não era muito conhecido por ser específico sobre doenças de plantas, assim sendo o artigo permaneceu desconhecido. Ele ainda enviou cópia de sua tese à Tswett que à referenciou em seu livro de 1910.


Capa da tese de Gottfried Kränzlin (1908).
Cromatogramas inseridos na tese de Gottfried Kränzlin.

Início ------ Próximo


Referências


BUSSEMAS, H. H.; ETTRE, L. S. Gottfried Kränzlin, the First Follower of Tswett. Chromatographia, 39, 369, 1994.